Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Entendendo as Lâmpadas T5

Este artigo foi escrito por mim há algum tempo num fórum de aquarismo muito bom (Aquaonline) e seguido de uma breve discussão que vale a pena conferir. Resolvi trazê-lo para cá reeditando-o não somente para mantê-lo facilmente acessível como também porque ainda se mantém atual desde a época em que foi postado.

O que são T5?

Os fabricantes de equipamentos de iluminação estabelecem periodicamente novos padrões para lâmpadas fluorescentes tubulares, estas atualizações geralmente estão relacionadas ao diâmetro do tubo e ao tipo de fósforo ou pó reagente empregado para otimizar e fazer o fluxo luminoso visível aos olhos humanos (as lâmpadas produzem raios UV que são convertidos em luz ao reagirem com o pó no interior do tubo). Os padrões mais antigos são os T12 (ex.: Sylvania gro-lux), T10 e T8 (maioria das lâmpadas comuns de hoje em dia). As T5 (vários modelos novos) e T2 (mais recentes, mas por enquanto inadequadas a aquariofilia) estão substituindo gradualmente os padrões antigos.

Quais as vantagens das T5?

  • Maior índice de reprodução de cores (IRC), na faixa de 80-100, quanto mais próximo de 100 maior será a semelhança com a luz do sol (a luz emitida +/- no horário do meio dia) e mais real e equilibrada será a gama de cores das plantas do aqua. Isso significa que seus olhos verão as cores reais dos peixes e plantas iluminados por uma lâmpada com IRC=100.


Na figura acima o menor IRC fica mostrado na foto esquerda, à direita a luz de uma lâmpada de alto IRC dá à mostra as cores reais das frutas.

  • Maior vida útil para a maioria dos modelos (geralmente são modelos trifósforos) na faixa das 16000, 18000 e 20000 horas. Algumas T5 de potências abaixo dos 14w têm somente 3000 - 5000 horas, são as utilizadas em luminárias de emergência (geralmente não são trifósforo).
  • A depreciação luminosa fica entre 10 e 20% contra os 30% (ou mais) das lâmpadas antigas.




  • Maior relação Lumen/watt, por exemplo: Uma compacta de 26w emite cerca de 1350 lumens, uma T5 de 14w também... uma T8 de 30w Aquastar emite cerca de 1700 lumens, uma T5 de 24w também (ou até mais)...



  • Tubos mais finos permitem maior concentração de lâmpadas numa luminária. Se forem utilizados refletores curvos e individuais (um por lâmpada) a eficiência será ainda maior (ver figura abaixo).




  • Utilizam reatores eletrônicos específicos de alto desempenho e vida útil, alguns modelos podem ser dimerizáveis (você varia a intensidade luminosa manualmente ou eletronicamente).

Existem muitos modelos luz-do-dia (Osram, Philips, Avant, etc.) com 3000K e 4000K (as mais vendidas nas lojas de materiais elétricos), as com 5000K, 6500K e 8000K (mais difíceis de achar) e os modelos específicos para aquários (Arcadia, Gieseman, Hagen, Aquascience, etc.), sendo os últimos ainda muito caros, às vezes até mais caros que uma HQI, mas a vantagem em cima da HQI fica por conta da facilidade de instalação numa luminária e da maior distribuição de luz...

Eu costumo comparar a chegada das T5 com a dos CDs na época em que eram mais populares os discos de vinil... Toda nova tecnologia inicialmente é mal compreendida (e cara) e essa é até o momento é a maior desvantagem de uma T5 em relação aos modelos T8 e T10, lembrando também que comparando com os modelos mais antigos as T5 ainda possuem pouca variedade de temperaturas de cor entre as luz-do-dia (é difícil encontrar as de 6500K). Outro problema (considero o maior) atualmente é encontrar os reatores para essas lâmpadas (especialmente as de 21, 24, 39, 54 e 80w), as lojas não se atualizam com rapidez e a maioria adquire somente os modelos mais comuns (14w e 28w) e de menor desempenho.
Tenha muita atenção quando procurar comprar os reatores, vendedores inexperientes poderão empurrar reatores comuns alegando compatibilidade, mas estes logo depois de pouco tempo ligados "pipocam" deixando aquela típica "fumacinha de elétrons" no ar.


Abraço!

Ps: as imagens foram retiradas dos manuais e catálogos da Philips e Osram.

Um comentário:

Gustavo Tokoro disse...

Olá, queria saber se posso contribuir com algumas avaliações do filtro Azoo Mignon Filter 120, ele pode se comparar com o Atman HF-0100.

Se puder vou preparar matéria e te envio, mas envio como? Email? Blogger mesmo?

Abraços.