Pesquisar este blog

domingo, 6 de julho de 2008


Tetra Whisper Economy (atual modelo Whisper Power Filter 10)

Obs: Não se trata exatamente do mesmo filtro, pois o Whisper PF-10 vem com Tampa e segundo o site nacional do fabricante este filtro consome 5W (o Economy consome 4W e não vem com tampa), no entanto ambos possuem mesmo fluxo nominal de água e recomendação de uso em aquários de até 38 litros.
A Tetra já é fabricante consagrado entre os aquaristas do mundo todo, seus filtros externos são famosos pela durabilidade, rapidez de retorno após falta de energia na rede e são absolutamente silenciosos, como o próprio nome indica (Whisper= sussurro). Este filtro e seu substituto atual não fogem à regra e são ótimas opções para quem está disposto a pagar pela sua qualidade, pois o preço é de 2 a 3x o valor que se gastaria comprando um jebo-501 ou equivalente chinês.



O corpo do filtro é maior que qualquer modelo de mini filtro chinês (Jebo, Azoo e Atman, entre outros) e tem a capacidade aproximada de 0,5 Litro de água (Obs: costumo encher o chassi do filtro com um copo milimetrado de água para ver quanto de espaço útil aproximado um filtro externo possui, não se tratam de valores oficiais). Por isso apesar de ser o principal modelo da Tetra para nano aquários, não acho justo compará-lo diretamente a filtros menores que este.









Por alguma razão que desconheço a Tetra optou por fazer uns chanfrados no corpo do filtro reduzindo um pouco o espaço interno que poderia ser melhor aproveitado com algum recurso DIY.












O conjunto de tubos para entrada de água é composto de apenas duas peças: A grade e o tubo onde encaixa-se diretamente o coxim superior do eixo do impeller. Como a grade é bem recortada o fluxo distribui-se pela mesma sem causar grande pressão que poderia ser perigosa para pequenos invertebrados.












Aqui estão a bomba com fluxo nominal de 340 Litros/Hora e seu impeller que pode ser substituído sempre que for necessário.













Nesta foto vê-se uma gambiarra DIY: Uma cestinha para acomodação de mídia biológica, um reforço das funções deste filtro. Segundo o representante nacional os novos modelos contam com uma esponjinha para fixação de bactérias.














Instalado e funcionando, por ter o chassi largo o fluxo de água na saída é bem suave e não incomoda as plantas.












O único acessório que acompanha um Economy é a grade onde se monta o refil de perlon e carvão ativado (praticamente uma bolsa com um pouco de carvão peletizado) comercializado com o nome de Bio Bag.










Você veste a grade com o Bio Bag como se calçasse uma meia, baixa as travas superiores e põe um clip que mantém o conjunto unido...










Mas com o Whisper você não fica escravo dos refis fabricados: Basta cortar uma faixa de perlon comprado em loja de aquário ou de tecidos e enrolar na grade, se quiser pode amarrar o perlon com linha de nylon, barbante ou por um elástico para deixá-lo firme e pronto! Refil feito em casa.






Especificações elétricas do produto:
115 Volts/60Hz e 4w de consumo. Há os filtros vendidos com um transformador para 220 volts adaptado à ponta do cabo de força que alimenta a bomba.









Trata-se realmente de um bom filtro, sendo quase impossível mostrar-se imparcial em uma análise do mesmo, mas existe um ponto negativo neste filtro: O projeto do espaço interior do mesmo poderia ser diferente permitindo mais customizações por parte dos usuários, mas ainda assim por sua robustez e funcionamento silencioso e rapidez ao retomar o fluxo após falta de eletricidade vale apena o investimento.

Abraço!

Nenhum comentário: