Pesquisar este blog

domingo, 6 de julho de 2008



Filtro Jebo-502 (fotos gentilmente fornecidas por George Sena)

Neste ligeiro review apresento mais um filtro da Jebo, trata-se de um modelo mais adequado a aquários com volumes entre 40 e 72 litros por sua capacidade nominal de fluxo de 450 Litros/Hora. O filtro é maior que o Jebo-501 e lembra um pouco um Whisper-E da tetra, sendo provavelmente um concorrente aproximado deste.





Acima: Filtro em pleno funcionamento, o mesmo não apresenta problemas para retomar o fluxo de água após falta de energia e o retorno é rápido.


Espaço interno do filtro, dá pra fazer uns arranjos DIY nele. A cola de silicone na foto foi utilizada por causa de um descuido do usuário que quebrou a válvula de regulagem de fluxo e por falar nisso é possível somente reduzí-lo pela metade, como na maioria dos Jebos.



O refil toma por completo a largura do filtro e não é muito difícil encontrá-lo nas lojas, de qualquer forma você poderá improvisar uma cobertura de perlon na grade original sem maiores complicações como se pode ver na foto acima.




Apesar de forte o fluxo não chega a prejudicar a arrumação do aquário.




Vista lateral do produto.

Comparativo entre o diâmetro do tubo de entrada de água e uma caneta.


Informações técnicas: Fluxo de 450 L/h, funciona em 220 volts/60Hz e consome apenas 5W.

Como há um pequeno espaço interno sobrando, pode-se incluir uma bolsa com cerâmica para melhorar a biologia.


Refil com perlon improvisado mostrando que toda área do mesmo é útil e retira bastante sujeira.

Tá com a grana curta? com cerca de 50 reais você compra um filtro desses que atende muito bem às necessidades de um pequeno porte e plantado.

Abraço!



2 comentários:

bragil disse...

Parabéns pelo seu blog, é de grande utilidade. As análises esclarecem bastante os pontos fortes e fracos dos equipamentos apresentados.

Abraço!

Gustavo Felisberto disse...

Tenho um filtro destes num aquário de 20 litros. Tive de também de selar a válvula de controlo de fluxo pois ela é muito fragil e facilmente deixa de vedar. Após isso o fluxo ficou demasiado grande e para controlar tive de colocar silicone no tudo de entrada para reduzir o caudal.

Acho que a relação qualidade/preço deste filtro é bastante boa se for para um aquário maior onde se possa selar a válvula. Bom review.